sábado, 21 de novembro de 2009

David Ben Schwantes

0 comentários


David Ben Schwantes é um escritor e professor do AEPRON, sendo também seu co-fundador."David Ben Schwantes" nasceu no dia 11 de maio de 1978, na pequena cidade de Dom Pedro, interior do Maranhão. Ao cursar a 5ª Série do Ensino Fundamental numa insituição particular, foi convidado a retirar-se da escola em conseqüência da repercussão de uma redacção que escrevera sobre o que a verdadeira educação deveria ser. Foi transferido então para a Fundação Educacional Libanesa, onde instruído pela Profª Maria do Nazário de Noronha Silva escreveu seu primeiro caderno de contos, que rapidamente tornou-se popular entre os alunos da nova escola. Por causa dos problemas de comunicação com o pai, fugiu para São Luís aos 13 anos, onde passou a viver de favor na casa da tia materna e a estudar no Colégio Adventista de São Luís, onde teve uma permanência inexpressiva.
Aos 16 anos mudou-se para o Instituto Adventista de Ensino do Nordeste em regime de internato, onde escreveu o conto "Dimensõs da Perfeição" que receberia no mesmo ano o primeiro prêmio conferido a escritores amadores pelo mesmo instituto. No IAENE trava amizade com o escritor e pastor Dr. Siegfried J. Schwantes e desenvolve um acentuado gosto por línguas estrangeiras, aprendendo rapidamente inglês, francês, espanhol e italiano. A amizade com Schwantes preenche a lacuna deixada por sua deficiência relacional com o pai adoptivo e a partir de então ele passa usar o pseudêonimo David Ben Schwantes. No ano de 1996, torna-se professor de Inglês profissional, experiência que marcaria profundamente o curso de sua vida. Em 2001 ganha como orientador do projeto ALMAS ESCRITAS o prêmio Viagem Nestlé Pela Literatura, recusando-se a participar das celebrações, parte para a Europa, onde passa a viver na Espanha por algum tempo. Em 2007 lograria o segundo lugar no mesmo concurso com um projeto de poesia com o Ensino Fundamental. Em 2002, volta ao Brasil e retorna a rotina de professor. Encontra a Fundação Educacional Libanesa em uma crise administrativa e junta-se aos antigos colegas de trabalho para fundar O CENTRO EDUCACIONAL PROFESSORA NORONHA (CEPRON), que logo depois mudou o nome para Associação Educacional Professora Noronha (AEPRON) uma escola com a original proposta de promover a educação a serviço da vida. Não obstante suas claras aspirações literárias, destaca-se seu perfil de professor, ao ponto de ter sido alcunhado de O Príncipe dos Professores.
Constam entre seus escritos, além de incontáveis poemas e cartas pessoais de um estilo muito particular, A PEQUENA DAMA, O IMIGRANTE e MEMÓRIAS DA ETERNIDADE.


P.S.: Está trabalhando no livro 'O Sol, o barro e a cera'.

0 comentários:

Postar um comentário